18 de agosto de 2011

Behemoth: Nergal é inocentado em tribunal Polonês


De acordo com a Associated Press, o vocalista/o guitarrista Adam “Nergal” Darski da banda polonesa de metal extremo BEHEMOTH foi declarado inocente de ofender os sentimentos religiosos em relação a um incidente em setembro de 2007, quando ele teria chamado a Igreja Católica “o culto mais assassino do planeta”, durante um desempenho da banda em Gdynia e rasgou um exemplar da Bíblia, chamando-lhe “um livro de mentiras” (veja vídeo abaixo).
Um juiz polonês decidiu hoje cedo (quinta-feira 18 agosto) que Darski ter rasgado uma Bíblia durante um show foi uma forma de expressão artística coerente com o estilo de sua banda.
Juiz Krzysztof Wieckowski disse que ele considerava as ações de Darski como “uma forma de arte”. Ele acrescentou que o tribunal não tinha nenhuma intenção de limitar a liberdade de expressão ou o direito de criticar a religião.
A corte informou que os membros da audiência disseram que testemunharam que os seus sentimentos religiosos não tinha sido feridos, apesar do fato de eles serem cristãos.
O caso de Darski já havia sido considerado pelo Tribunal Distrital de Gdynia. No final de junho do ano passado, o tribunal rejeitou o caso depois de determinar que nenhum crime havia ocorrido. A acusação interpôs recurso e, posteriormente, em setembro do ano passado, o Tribunal Regional Gdansk ordenou que o caso fosse reexaminado.
Após o incidente setembro 2007, Ryszard Nowak, chefe do All-Polish Committee for Defense Against Sects (comitê de defesa contra seitas) processou o Behemot por promover o satanismo. Apesar de uma testemunha, um perito judicial em assuntos religiosos, dizer que o ato de destruir a Bíblia Sagrada poderia ofender os sentimentos religiosos de alguém, o caso foi interrompido porque ninguém, exceto Nowak, acusou o Behemoth ​​de insultar as suas crenças religiosas. (Segundo a lei polonesa, deve haver pelo menos duas queixas formais antes de uma acusação ser feita. A queixa anterior foi feita em 2008, e recentemente um número não especificado de outras queixas haviam sido arquivados.)
Em uma entrevista de 2009 com a revista Decibel, o baixista Tomasz “Orion” Wroblewski explicou que o incidente com Bíblia rasgada foi de modo algum uma explosão espontânea. ”Nós estávamos fazendo isso por dois anos em turnê antes de fazer na Polônia”, disse ele. ”Bem, nós tínhamos discutido isso muitas vezes antes. Um show do BEHEMOTH é um show do BEHEMOTH, e os fãs do BEHEMOTH estão indo a um show do BEHEMOTH. Fãs do BEHEMOTH sabem o que é o BEHEMOTH é, sabem o que a letra fala, e conhecem pelo menos um pouco da filosofia por trás da banda. Então, é meio surpreendente que existam pessoas que vêm para os shows e se sentem ofendidos com o que fazemos no palco. Se uma pessoa vem para um show, ele vem com o propósito de ser ofendido, eu acho, e não deve ser assim. Estamos não ofender qualquer pessoa em particular. Estamos apenas ofendendo a religião na qual nós crescemos.”

Confira o vídeo abaixo de Adam Nergal rasgando a Bíblia "Sagrada"

Nenhum comentário:

Postar um comentário